CMV: O que é e para que serve?

CMV (Custo de Mercadoria Vendida) é um indicador financeiro que contabiliza os custos relacionados à produção ou aquisição de mercadorias que foram efetivamente vendidas durante um determinado período

Assim, a principal função do CMV é acompanhar e avaliar a demonstração dos custos associados à produção, compra e armazenamento de mercadorias, proporcionando um indicador ao empreendedor de quanto ele tem lucrado. 

Isso porque o CMV é fundamental para calcular a margem bruta, possibilitando avaliar a eficiência operacional de uma empresa e a sua capacidade de gerar lucro a partir das vendas de seus produtos ou serviços.

Assim, se você possui uma empresa, é importante entender mais sobre como mensurar o CMV, já que ele fornece informações de como ter um processo de formação de preços eficaz, além de uma boa gestão dos estoques e outras decisões estratégicas da empresa.

A Contabilizei atende mais de 50 mil empresas e, por isso, é especialista no assunto. Veja as dicas que o  Head de Auditoria Interna e Assuntos Regulatórios da Contabilizei, Diego Zacarias dos Santos, preparou para você se organizar. 

O que o CMV inclui?

De acordo com o Diego Zacarias, o CMV inclui custos diretos e indiretos associados à produção ou aquisição de mercadorias.

Custos diretos:

  • custo de aquisição de mercadorias
  • mão de obra direta 
  • custos ligados à produção

Custos indiretos:

  • despesas gerais
  • custos de armazenamento 
  • custos de distribuição

Como calcular o CMV? 

Existem diversas técnicas de mensuração dos custos e fórmula para calcular CMV, entre elas podemos citar:

  • Média Ponderada Móvel: essa técnica calcula o custo médio ponderado de todas as unidades de mercadorias disponíveis para venda. O custo é recalculado à medida que novas unidades são adquiridas.
  • Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS): neste método, as primeiras mercadorias adquiridas são as primeiras a serem vendidas. O CMV é calculado com base nos custos das mercadorias mais antigas em estoque.
  • Identificação Específica: este método é menos comum, usado quando é possível identificar e rastrear os custos de cada unidade individual de mercadorias. Isso é comum em indústrias em que os produtos possuem características únicas.

Valor de estoque inicial + Valor de compras adicionais − Valor de estoque final = CMV

Um ponto a ser destacado é que a escolha do método deve levar em consideração diversos fatores, incluindo a natureza do negócio, tipos de mercadorias, as práticas do segmento, as regulamentações fiscais e, por fim, o custo-benefício de implementação e execução do método no dia a dia da empresa.

Caso você precise de apoio de um especialista neste processo, é fundamental ter um contador auxiliando-o nestes cálculos e no controle das finanças da empresa. Conheça a Contabilizei, há 10 anos simplificando a vida de quem empreende. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp